CNCS Moçambique / Boas Práticas / Manica / Projecto Prevenção ao HIV e SIDA e vi...

Projecto Prevenção ao HIV e SIDA e violência doméstica

(Associação Lemusica)

   
   
LeMusica
LeMusica
LeMusica

A LeMusica é uma associação que apoia mulheres vitimas de violência doméstica, portanto, tem vindo a implementar um projecto denominado "Prevenção ao HIV e SIDA e violência doméstica" financiado pela Terre des Hommens Suíça com um total de 10.000 USD (dez mil dólares americanos).

Sensibilidade ao Género

As actividades sobre a prevenção do HIV e SIDA e violência domestica, encorajam as raparigas e mulheres a exigirem os seus direitos a participar na tomada de decisões. O projecto também promove a comunicação aberta entre rapazes e raparigas nos clubes existentes, onde são responsáveis pelas actividades pré-profissionais, recreativas e outras.

Prevenção do HIV e SIDA

A organização difunde mensagens sobre o uso consistente do preservativo e tem vindo a efectuar a sua distribuição para jovens e adultos dentro e fora da escola através de debates participativos e drama dentro de um pacote específico denominado"Faça Comigo Percurso e Pontes de Esperança".

Participação da Comunidade

A comunidade participa na planificação das actividades e na identificação dos problemas das famílias vulneráveis. Também, participa activamente nos debates participativos de prevenção através de "Faça Comigo Percurso e Pontes de Esperança".

Efectividade

Existe um Plano Operativo Anual (POA) muito aderido ao nível das comunidades concretamente em clubes funcionais dos bairros. É feita a distribuição massiva dos preservativos para os participantes dos debates participativos obedecendo o plano operativo.

Replicabilidade

A associação está regularmente aproximada de outras associações, sobre tudo na área de género. Usando o "Faça Comigo Percurso, Ponte de Esperança" em clubes das comunidades. Segundo os líderes comunitários o projecto pode ser replicado aos outros locais.

Monitoria, Avaliação e Documentação

Em cada encontro realizado é redigido um relatório de actividades. Por sua vez esta informação alimenta o relatório mensal, semestral e anual. O grupo alvo preenche fichas de avaliação, para avaliar as actividades da associação. A LeMusica também realizou um inquérito para ouvir a sensibilidade das comunidades sobre as actividades realizadas.

Inovação

A planificação conjunta com a comunidade tem vindo a facilitar a comunicação sistemática com o grupo alvo. A associação promove a interligação estreita entre a Violência Baseada no Género e assuntos ligados ao HIV e SIDA. Jovens e adultos interpretam as mensagens de prevenção através de dramas, na metodologia “Ponte de Esperança”.

Sustentabilidade

Depois da formação de clubes comunitários, estes continuam a desenvolver suas actividades de forma sistemática, por outro lado encontram-se envolvidos em esquemas de geração de rendimento chefiados por jovens (homens e mulheres) nas seguintes áreas: padaria, produção e venda de carvão.

Conclusão

A associação Levanta-te Mulher e Siga teu Caminho (LeMusica) é forte, com pessoal qualificado na área de prevenção ao HIV e SIDA e além disso, é especializada na área de género onde promovem diálogo entre os jovens.

Veja o panfleto:

2009/2010